Os benefícios do Ômega 3

O Ômega 3 é encontrado na alimentação, é conhecido como acido graxo e é essencial para uma boa saúde.

Os benefícios do Ômega 3 incluem: Atividade antiinflamatória, Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos), Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e Redução da pressão arterial.

Ele reduz os risco de desenvolver doenças como: Diabetes, Acidente vascular cerebral (derrame), Artrite reumatóide, Asma, Síndromes inflamatórias intestinais (colites), Alguns tipos de câncer e o Declínio mental.

Alguns estudos também indicam que o Ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Os alimentos ricos em Ômega 3 são os peixes, algumas espécies possuem maior quantidade como cavala, Arenque, Sardinha, Salmão, Atum e Bacalhau.

Outras importantes fontes são a Semente de linhaça, Castanhas e nozes, Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola) e Vegetais de folhas verdes escuro.
 
Dicas sobre Ômega 3

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, mas se for possível incluir outras fontes de Ômega 3 maiores serão os benefícios.

O que evitar?

Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói o Ômega 3.

Alguns peixes são pobres em Ômega 3, dentre eles a tilápia, que contém quantidades de Ômega 6 semelhantes à carne vermelha.

Apesar de os benefícios do Ômega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito além daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda não se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo. Atualmente ele é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência.