O cálcio é o mineral mais comum e abundante no corpo e é encontrado principalmente nos ossos e dentes, e em quantidades menores no sangue e tecidos moles. Nossos ossos são feitos de cálcio e fosfato, e quando eles ficam frágeis, principalmente por falta desses elementos e também de vitamina D, que surge a osteoporose, e também pode ser causada por fatores hereditários, falta de exercícios físicos e fatores hormonais. Por isso é necessário a prevenção dessa doença ingerindo doses necessárias diárias de cálcio através da alimentação.

A vitamina D é quem ajuda o organismo a absorver ao máximo o cálcio, e esse, por sua vez, ajuda a vitamina K com a função de coagulação do sangue, nas funções de regularização da pressão sanguínea, e pode ser útil também na redução da hipertensão moderada, além disso, ele interage com zinco, magnésio, vitaminas D e K, ajudando a limitar a absorção de chumbo pelo organismo.

Dicas sobre o Cálcio

- O ferro e o sódio se ligam ao cálcio fazendo com que ele não seja absorvido, por isso quando ingerir alimentos que contenham esses minerais (carnes vermelhas contém ferro e sal de cozinha contém sódio) espere cerca de duas horas para ingerir alimentos que contenham cálcio, para uma melhor absorção;

- O cálcio ajuda a reduzir a acidez do organismo, por isso evite refrigerantes, vinagre, pimenta e frutas cítricas para que o consumo de cálcio no dia seja suficiente;

- Para quem tem deficiência de cálcio, o ideal é evitar alimentos como cenoura, rabanete, mandioca e espinafre, pois eles são ricos em um ácido que ligado ao cálcio podem causar pedras nos rins;

- A vitamina D é precursora do cálcio no organismo, ou seja, ajuda a absorver mais o mineral. Por isso a exposição solar é essencial para ajudar na absorção do cálcio.

A recomendação é que se consuma em sua dieta alimentos que supram as necessidades diárias de cálcio no organismo, garantindo assim uma vida mais saudável.