A importância da respiração durante as atividades físicas

A respiração tem papel fundamental no bom funcionamento do organismo.

A respiração tem papel fundamental no bom funcionamento do organismo.

Em qualquer momento do dia, os exercícios de respiração são bem-vindos, principalmente, na hora das atividades físicas. Descubra como é necessário respirar para melhorar a performance em diversos esportes.

A respiração tem papel fundamental no bom funcionamento do organismo. Colabora para a melhor circulação do sangue, a regeneração das células e o relaxamento da mente e do corpo.

Exercícios com peso

A respiração passiva é a mais indicada. Esta funciona da seguinte forma: é preciso expirar no movimento de contração do músculo e inspirar ao voltar à posição inicial.

Exercícios aeróbicos

A famosa respiração “cheirar florzinha e assoprar velinha” é a melhor para atividades como corrida, bicicleta, natação… A inalação e exalação do ar equilibra o funcionamento do corpo e ajuda na concentração.

Exercícios aeróbicos intensos

Em uma corrida longa, ocorre do atleta sentir-se cansado em algum momento. A respiração profunda (soltando o ar aos poucos) ajuda na captação de mais oxigênio e dá mais disposição.

Exercícios aeróbicos de baixa intensidade

Em uma atividade calma, como a caminhada, inspirar profundamente e soltar o ar pela boca (de forma tranquila) mantém o relaxamento do corpo, deixando o exercício fluir com mais neutralidade.

Fonte: blogdasaude

Artigos relacionados

Comentários