Suplementos combinados ajudam a melhorar a saúde?

Os suplementos podem ser boas opções para quem quer ter uma vida com mais qualidade

Os suplementos podem ser boas opções para quem quer ter uma vida com mais qualidade

A agitação da vida moderna, a presença de doenças e a adoção de dietas e tratamentos que dificultam a ingestão balanceada de alimentos, além da própria qualidade dos produtos alimentícios, são alguns dos motivos que levam as pessoas a incluir vitaminas e suplementos no seu dia-a-dia.

Os suplementos alimentares têm a função de complementar com nutrientes a dieta diária de uma pessoa nos casos em que a ingestão de vitaminas, sais minerais e proteínas provenientes da alimentação é insuficiente. São casos em que a dieta requer suplementação.

A Anvisa alerta quanto ao uso indiscriminado desses produtos. Daí a necessidade, primordial, de contar com a orientação de um nutricionista na preparação do cardápio.

“O consumo de suplementos em grandes quantidades e de forma inadequada pode trazer ou agravar problemas de saúde”, afirma a nutricionista Alessandra Rocha Lopes.

“Porém, desde que utilizados sob orientação e com parcimônia, são importantes aliados para diferentes fins, como desenvolver a musculatura, emagrecer, melhorar a saúde ou o desempenho físico”, ela completa.

Os suplementos combinados podem ser boas opções para ter uma vida com mais qualidade. Confira algumas indicações:

Albumina e Espinafre: combinação ideal para quem busca desenvolver a massa muscular ou para quem carece de proteínas no organismo. Há tempos os atletas profissionais já utilizam a albumina por meio do consumo de grandes quantidades de clara de ovo, na qual a substância é encontrada. Os suplementos com albumina são uma forma segura de obter uma proteína de alta qualidade. Ela é fundamental para o crescimento e a regeneração muscular. Já o espinafre é uma fonte de proteínas, rico em vitaminas A e C, folato e potássio. Pouco calórico, possui alto teor de fibras. Atua na proteção da pele, sistema digestivo e nervoso.

Guaraná e Açaí: é a combinação perfeita de duas frutas originárias da Amazônia. São altamente energéticas e conhecidas pelas propriedades de acelerar o metabolismo, melhorar a memória, a resistência física e a disposição e prevenir a fadiga. O guaraná atua na prevenção do enfarte do miocárdio, regula o aparelho gastrointestinal, estimula a circulação sanguínea e alivia crises asmáticas. É um moderador natural de apetite, sendo usado em fórmulas para emagrecimento. O açaí é rico em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce. Possui minerais, fitosteróis, fibras e ômega 9 (acido graxo monoinsaturado essencial). Excelente fonte de fibras, suas propriedades terapêuticas ajudam no tratamento de doenças como a retinopatia diabética, doença fibrocística da mama, além de contribuir para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e do trato digestivo.

Berinjela com Laranja: Nativa da Índia e do Sri Lanka, a berinjela é uma hortaliça usada na preparação de pratos deliciosos. É uma fonte importante das vitaminas A,B1,B2,C e minerais, além de oferecer fibras essenciais para a boa digestão. Por ser pouco calórica, ajuda no controle do peso. Na antiguidade, era indicada para problemas de circulação, estômago, fígado, rins, diabetes, reumatismo e gota. Quanto à laranja, sabemos que é rica em vitamina C, atua como um poderoso antioxidante e fortalece o sistema imunológico. À associação da laranja com a berinjela são creditadas propriedades especiais que auxiliam no controle do colesterol.

Artigos relacionados

Comentários